quarta-feira, 6 de novembro de 2013
TON DIAS - ARTISTA PLÁSTICO E LUTHIER

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Halston Mendes Dias é, também, luthier,  além de artista plástico (cria artefatos de arte com madeira). Natural de Belo Horizonte, Halston, desde muito pequeno, foi apelidado de "Ton" pelos parentes, forma mais fácil e simplificada de identificá-lo devido ao nome diferente.

Ton Dias trabalha com luthieria e desenvolve artefatos de arte com madeira maciça nas dimensões aproximadas de um quadro. Curvas e formas das mais diversas surgem de sua atividade, e as guitarras escultura entalhadas criam a possibilidade de haver a fusão da música com a arte, união de características divinas e ainda pouco explorada.





Como tudo começou (THE BEGINING)

Como se iniciou a empreitada de Ton Dias na criação de artefatos de arte com madeira?
De onde veio o conhecimento e o saber-fazer para concretizar esses trabalhos? 
A resposta para essas perguntas ainda é um mistério até mesmo para o artista. Entretanto, creio que, se houve um início, ele teve a ver com uma brincadeira; um presente.


Ton trabalha com luthieria (construção de instrumentos musicais) há aproximadamente 10 anos. Um bom e vasto conhecimento de trabalhos com madeira pôde absorver ao longo desse tempo.
Um belo dia, ele resolveu fazer um presente para seu sobrinho mais velho. Viu um desenho de uma tatuagem tribal de dragão e acreditou, não se sabe porque, que poderia fazer aquilo em um pedaço de madeira (uma cisma que até hoje Ton não entende de onde veio). Como que numa brincadeira, ele pegou o desenho para tentar ver no que daria, e iniciou a tentativa, mesmo que sem muita ambição de êxito. Quando se deu conta, devagar e aos poucos, assustou com o resultado, pois estava se deparando com algo que nunca pensou que pudesse dar conta de fazer (trabalho de arte escultural e entalhe).


Depois disso, não se sabe por que motivo, Ton começou a conseguir enxergar o que deveria fazer na madeira pra criar ali um artefato de arte.


Daí em diante, todo um processo foi se passando com ele, possibilitando-o conseguir criar seus trabalhos. Ton foi aprendendo devagar e aos poucos a conseguir enxergar e dar certos traços, e todo o conhecimento que possuía advindo da luthieria ia ajudando em todo o percurso.




Nunca fez curso algum de artes plásticas, cursos pra construir artefatos de arte em madeira, ou aulas de escultura e entalhe. Apesar disso, mesmo ainda se considerando um aprendiz, consegue desenvolver artefatos esculturais expressivos com as mais diversas formas, nas mais diversas madeiras.



Nenhum comentário:
Postar um comentário