quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Menina falcão

Apresento a vocês um de meus primeiros artefatos de arte com madeira maciça. A menina falcão, um dos mais característicos entalhes em madeira de minha coleção. Como poucos, este trabalho de arte em madeira se enquadra perfeitamente na minha temática principal, o tema "humano-animal".


A relação de mutualismo entre a fragilidade humana infantil e o poder do falcão não poderia ser colorida com outro tom, senão o dourado. O Ouro, na peça de entalhe em madeira, serve simplesmente pra enfatizar a preciosidade de uma união desse patamar, uma conexão que equilibra fraquezas e soma forças.


O falcão é um dos maiores símbolos de soberania dos céus. Um dos elementos fálicos mais fortes que existem dentro da fauna global. Quando características derivadas desse ponto se unem à fraqueza de uma menina humana, pode-se ver claramente uma conexão virtuosa, que confere imponência e poder aonde naturalmente se enxerga falta de força e fragilidade. 


Essa menina, como toda criança, possui uma força vital e uma capacidade inesgotável para promover crescimento, inteligência, destreza, e habilidades dignas do mais soberbo dos animais, como o falcão. Essa ave está ali pra simbolizar que também pode haver poder e soberania dentro de um elemento que só parece ser fraco e desprotegido (a garota). No mais profundo da alma, toda criança tem um "falcão" poderosíssimo, e não reconhecer isso é deixar passar batido todo o poder e complexidade que existe dentro dessa ambígua, paradoxal, contraditória e inevitável conexão do homem com o universo animal.


Nenhum comentário:
Postar um comentário