quinta-feira, 7 de novembro de 2013
O homem e os bois


Este é um artefato de arte com madeira maciça altamente ilustrativo, principalmente no que diz respeito a minha temática mais importante de trabalho. O ser humano dialoga aqui com um animal muito conhecido por nós, o boi.


     Um homem cabeludo, de aparência meio "desleixada", é o elemento "central" da peça. Pelas marcas de expressão facial, poderíamos pensar que se trata de alguém com mais de cinquenta anos de idade, desgastado pelo tempo de vida, com o cabelo meio embolado, barba não feita, lábio superior afundado (característica bastante ligada à decadência física), boca meio torta. Todos esses são símbolos ligados a uma pessoa abandonada, que não aparenta estar bem consigo mesma. Entretanto, esse homem parece, contraditoriamente, estar totalmente em harmonia e equilíbrio centralizado em meio a figuras bovinas. De olhos fechados, ele aparenta, neste trabalho de entalhe em madeira, se encontrar em plena sintonia com os bois.


    Somos sempre condicionados a acreditar que um ser humano, para conseguir bem estar, deve estar com alguns atributos específicos. Nenhum desses elementos está presente na imagem deste homem do artefato de arte em madeira, e mesmo assim a infelicidade e o desequilíbrio parecem não se encontrar ali. O que se enxerga, ao contrário, é um mutualismo entre o ser humano e um animal que possui tendência a ser dócil e pacífico. Essa pacificidade parece estar sendo absorvida por esta figura humana, conferindo-lhe conforto e estabilidade.


    Toda a vantagem diferencial que o homem possui em relação aos outros animais ainda pode lhe oferecer sabedoria e humildade. Sabedoria para entender que, muitas vezes, é preciso voltar o olhar em direção à vida animal, visando enxergar aquilo que realmente importa, ou seja, equilíbrio. Humildade para reconhecer que eles podem ter segredos e conhecimentos que jamais imaginaríamos encontrar ali. Essa complexidade existente no diálogo humano-animal pode ser facilmente vista neste artefato de arte com madeira.


Nenhum comentário:
Postar um comentário